Verifique se sua dúvida está aqui ou entre em contato.

• 1- Uso de medicações contra-indica a doação de sangue ?
    Na sua entrevista, antes da doação, será avaliado se a medicação que você faz uso, traz algum impedimento à doação de sangue. Informe ao entrevistador o nome da medicação, dosagem e horário da última tomada. Voltar
  • 2- Corre-se o risco de contrair alguma doença doando sangue ?
    Não! Doar sangue é muito seguro, pois o material utilizado na coleta do sangue é descartável, eliminando qualquer possibilidade de transmissão de doenças. Voltar
  • 3- Após cada doação são feitos exames laboratoriais ?
    Sim! Em todo sangue colhido são feitos vários exames para a detecção de doenças. Caso haja algum resultado que impossibilite a utilização do sangue, o doador será comunicado e orientado. Voltar
  • 4- O sangue doado é rapidamente compensado ?
    Após a doação o organismo começa a trabalhar para compensar a quantidade de sangue retirada. Poucas horas após a doação, o volume na circulação do sangue já será o mesmo. As plaquetas são repostas em 48h e os glóbulos vermelhos tem sua reposição completa em 21 dias.Voltar
  • 5- Doar sangue vicia ?
    Não! Quem doa sangue uma vez não significa que tenha que doar sempre. O organismo não vai produzir quantidade maior de sangue, obrigando-o a doar sempre. Voltar
  • 6- Antecedente de hepatite sempre contra-indica a doação ?
    Quem teve hepatite até os 10 anos de idade pode se candidatar à doação de sangue sem problemas. Voltar
  • 7- Doar sangue engrossa ou afina o sangue?
    Não engrossa, nem afina o sangue, isso é apenas um mito.Voltar
  • 8- Há substituto para o sangue?
    Não. Ainda não há nenhum substituto do sangue.Voltar
  • 9- O que é feito com o sangue que doamos?
    Após a coleta, a bolsa coletada é fracionada em componentes sangüíneos (concentrado de hemácias, concentrado de plaquetas e plasma). Esses componentes são liberados para uso somente após o resultado dos exames. As unidades que apresentam reatividade sorológica são descartadas. Uma única unidade doada pode beneficiar até três pacientes.Voltar
  • 10- O que é sangue raro?
    É um sangue com característica especifica de baixa frequência na população.Voltar
  • 11- O que se consegue em troca da doação de sangue?
    A satisfação de beneficiar pessoas que não têm outra opção e dependem do gesto de pessoas como você para sobreviverem..Voltar
  • 12- Tomei vacina para Hepatite B. Posso doar sangue?
    A vacinação para Hepatite B impede a doação por 48 horas.Voltar
  • 13- A mulher pode doar sangue durante o período menstrual?
    Sim.Voltar
  • 14- O que acontece se uma pessoa que não sabe se está anêmica quiser doar sangue?
    Todos os candidatos à doação são atendidos por um profissional do Serviço de Hemoterapia, que realiza um teste rápido para verificar se o doador está ou não anêmico.Voltar
  • 15- O que são situações de risco acrescido para se transmitir doenças através da doação de sangue?
    Ter múltiplos parceiros sexuais ocasionais ou eventuais sem uso de preservativo, usar drogas ilícitas, ter sido vítima de estupro, ser parceiro sexual de pessoa que tenha exame reagente para infecções de transmissão sexual e sangüínea, ter parceiro sexual que pertença a alguma das situações acima, dentre outras.Voltar
  • 16- O uso de medicamento pode impedir alguém de doar sangue?
    O uso de medicamento deve ser analisado caso a caso. Portanto, antes de doar consulte o Serviço de Hemoterapia.Voltar
  • 17- Quem estiver fazendo tratamento homeopático pode doar sangue?
    O uso de medicação homeopática por si só não contra indica a doação, sendo necessário avaliação da doença de base.Voltar
  • 18- Quem estiver fazendo tratamento com algum anti-inflamatório pode doar sangue?
    Cada caso será avaliado individualmente. Dependendo do motivo, a doação pode ser realizada normalmente. Não se esqueça de informar o nome do anti-inflamatório que você esta tomando.Voltar
  • 19- Grávidas podem doar sangue?
    Não. Mas se o parto for normal, a mulher pode doar depois de 3 (três) meses. Em caso de cesariana, 6 (seis) meses. Se estiver amamentando, aguardar 12 meses após o parto.Voltar
  • 20- É necessário estar em jejum para doar sangue?
    Não, nem deve. O doador tem que estar alimentado e descansado, não ingerir derivados do leite, frituras e gorduras nas 4 (quatro) horas que antecedem a doação.Voltar
  • 21- Quem está gripado pode doar sangue?
    Não. Recomenda-se aguardar 7 (sete) dias após a cura para poder doar.Voltar
  • 22- Quem tem diabetes pode doar sangue?
    Se a pessoa estiver controlando a diabetes apenas com dieta e ou hipoglicemiantes orais e não apresente alterações vasculares, poderá doar. Caso ela tenha utilizado insulina uma única vez, não poderá doar mais.Voltar
  • 23- Doar sangue engorda ou faz emagrecer?
    Ao doar sangue a pessoa não engorda, nem emagrece.Voltar
  • 24- É preciso algum documento de identidade?
    Sim. O candidato deve apresentar documento original com foto, expedido pelo órgão oficial. Exemplos: Carteira de Identidade (RG ou RNE), passaporte, Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade de Profissional, Carteira Nacional de Habilitação com foto e Certificado de Reservista.Voltar
  • 25- Fiz uma tatuagem há um ano. Posso doar?
    Sim, quem fez tatuagem há mais de um ano pode doar sangue.Voltar
  • 26- Quanto tempo dura a doação?
    O procedimento todo (cadastro, aferição de sinais vitais, teste de anemia, triagem clínica, coleta do sangue e lanche) leva cerca de 60 minutos.Voltar
  • 27- Quem está fazendo regime para emagrecer ou dieta pode doar sangue?
    Sim, dietas para emagrecimento não impedem a doação de sangue, desde que a pessoa não esteja tomando medicação e não tenha comprometido a saúde.Voltar
  • 28- Quem estiver fazendo tratamento com algum antibiótico pode doar sangue?
    Não, em linhas gerais, para infecções simples e sem complicações, o doador deve aguardar 15 dias após a última dose do antibiótico para doar sangue. Infecções mais graves como pneumonia, meningite, entre outras, podem necessitar de um tempo maior para liberação do candidato à doação.Voltar
  • 29- Quais os cuidados após a doação?
    É preciso ingerir bastante líquido e não fumar por duas horas. Para dirigir é necessário aguardar 30 minutos. No dia da doação, não realize exercícios intensos e não faça força com o braço de onde foi retirado o sangue.Voltar
  • 30- Quantas vezes por ano pode-se doar sangue?
    As mulheres podem doar até três vezes por ano, com intervalo mínimo de 90 dias. O homem, quatro vezes por ano, com intervalo de 60 dias entre as doações.Voltar
  • 31- Quais os tipos de sangue mais difíceis de serem encontrados?
    Os de Rh negativo são os mais raros, segundo a ordem: O Negativo, A Negativo, B Negativo e AB Negativo. Vale dizer que, como o O Negativo pode ser utilizado para todos, em geral, é o mais procurado e conseqüentemente o que mais falta faz nos bancos de sangue. Considerando a população mundial, podemos estimar uma média de 90% de doadores fator Rh Positivo.Voltar
  • 32– Qual a idade mínima e máxima para doação de sangue ?
    A idade minima é de 16 anos, porém os menores de 18 anos precisam de autorização de um responsável legal. A idade máxima é de 68 anos porém a primeira doação precisa ter sido realizada antes dos 65 anos para que se possa doar após os 65 anos.Voltar